sábado, 26 de junho de 2010

Discussão das provas

Aos interessados, estarei na USP para receber as reclamações e entregar as provas nos dias 8 e 9 de Julho. Procurem-me entre 16 horas e 20 horas desses dois dias, na sala A-2. Aguardo a presença de vocês.

Rodrigo Valverde

terça-feira, 22 de junho de 2010

Notas do curso

Clique aqui para ter acesso às notas do curso.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Aula 15 - A esperança geográfica e a América Latina

Na aula 15, discutimos como a América Latina se constitui na atualidade em um projeto para o futuro, e não em um conjunto pré-concebido de países. Seus contornos regionais são diferentes de acordo com os eixos definidos para a sua avaliação: política, cultura e economia apresentam limites regionais distintos. De fato, países da América Latina que não possuem acordos econômicos como Brasil, México e Chile podem ter iniciativas políticas e culturais que os colocam conjuntamente. Outros países desconectados economicamente como Brasil e Venezuela podem dividir posturas diplomáticas comuns, estabelecendo alianças.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sobre os trabalhos substitutivos

Aqueles alunos que perderam a primeira prova deverão fazer o trabalho substitutivo com o seguinte tema:
TRABALHO (substitutivo da Prova 1) Como o projeto regional de Simon Bolívar pode ser interpretado segundo um ponto de vista geográfico? Em quais sentidos tal projeto influenciou o surgimento da categoria América Latina? Quais são as influências desse projeto nos regionalismos dos dias de hoje?

Aqueles alunos que perderem a segunda prova deverão fazer o trabalho substitutivo com o seguinte tema:
TRABALHO (substitutivo da prova 2): Quais são as características de uma indústria cultural latino-americana? Em que sentido podemos encontrar uma dimensão geográfica nesse projeto? Quais são as regiões culturais da América Latina?
I. OS ALUNOS QUE FALTAREM AS DUAS PROVAS ESTÃO AUTOMATICAMENTE REPROVADOS POR ABANDONO DE CURSO.
II. O PRAZO MÁXIMO PARA ENTREGA DO TRABALHO É O DIA 01/07/2010. Nenhum trabalho será aceito posteriormente.
III. Os trabalhos devem ter NO MÁXIMO 20 PÁGINAS. A formatação exigida é a seguinte: fonte word, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. Os alunos devem seguir o padrão ABNT para citar obras.
IV. O método de correção será COMPARATIVO.

South of the Border

Esse filme ilustra a via política escolhida pelo projeto da ALBA, na qual o projeto de valorização do Estado e de uma independência latino-americana relativa ao mercado internacional se constituem nas bases para uma nova regionalização no continente. O diretor Oliver Stone estabelece como diferencial em relação à diplomacia do passado a perspectiva de um desvinculação das decisões políticas em relação aos interesses e valores americanos.