quarta-feira, 21 de março de 2012

Aula 3 - Unidade e fragmentação na América Independente




Na aula 3, tentamos abordar as diferentes estratégias de formação de Estados independentes nas antigas Américas Espanhola e Portuguesa. Chamamos atenção para o processo de intensa fragmentação e instabilidade das fronteiras no lado espanhol, assim como para a relativa estabilidade e expansão das terras do lado português. Mais do que uma reificação dos discursos que colocam toda a responsabilidade nas formas de governo monárquico ou republicano, procuramos entender o sentido desses processos diferenciados. Por último, também demonstramos as novas tendências de dominação política, cultural e econômica que influenciavam o desenvolvimento dos países recém-independentes na América Latina do século XIX.

Las dos Américas, José María Torres Caicedo


El Correo de Ultramar, París, 15 de febrero de 1857

"Mas aislados se encuentran, desunidos,
Esos pueblos nacidos para aliarse:
La unión es su deber, su ley amarse:
Igual origen tienen y misión;
La raza de la América latina,
Al frente tiene la sajona raza,
Enemiga mortal que ya amenaza
Su libertad destruir y su pendón.
La América del Sur está llamada
A defender la libertad genuina,
La nueva idea, la moral divina,
La santa ley de amor y caridad.
El mundo yace entre tinieblas hondas:
En Europa domina el despotismo,
De América en el Norte, el egoísmo,
Sed de oro e hipócrita piedad".

terça-feira, 13 de março de 2012

Aula 2 - Precedentes da América Latina - as formações regionais nas Américas Espanhola e Portuguesa


Antes mesmo da existência do conceito de América Latina e da difusão da doutrina de latinidade, a presença de europeus em terras americanas já apresentava traços de formações regionais. Se não havia solidariedade entre os povos que residiam no Novo Mundo, o que restava era uma série de dinâmicas competitivas que se refletiam em diferentes estratégias de apropriação territorial. Ao contrário do que comumente se discute no ensino médio, os projetos coloniais português e espanhol possuíam inúmeras distinções que não podem ser confundidas pelo discurso sintético da exploração européia.
Na aula 2, tentamos apresentar os traços marcantes das hierarquias regionais que ligavam as diferentes partes das colônias americanas com os grandes centros comerciais europeus, passando necessariamente pelas metrópoles espanhola e portuguesa. Observamos que a estratégia da Coroa Espanhola privilegiou o controle estatal, com direta supervisão sobre todas as atividades econômicas mais importantes. Por outro lado, também discutimos como a solução portuguesa se encontrava na concessão de poderes e direitos de gestão aos colonos (agentes privados).


sexta-feira, 9 de março de 2012

AULA 1 - Antecedentes para a investigação da América Latina como tema da Geografia Regional

Diego Rivera, Sueño de una tarde dominical en La Alameda Central

Na primeira aula do curso, discutimos o conceito de região e dois enfoques fundamentais para que os recortes regionais sejam pensados e realizados na América Latina. Discutimos o enfoque histórico-estrutural a partir da concepção de região homogênea, assim como a perspectiva dos fluxos de trocas que viabiliza a definição de regiões funcionais. Em cada caso, os desenhos dos recortes regionais na América Latina são distintos. O programa do curso pode ser baixado aqui.