quinta-feira, 24 de maio de 2012

Aulas 10 e 11 - As vias de integração da América Latina por intermédio da cultura


Nas aulas 10 e 11, discutimos a cultura como meio de integração regional na América Latina. A pressuposição inicial é de que os recortes regionais definidos a partir de indicadores culturais (PIB da cultura, movimentos étnicos, redes artísticas, equipamentos culturais) não seguem com perfeição aquelas divisões referentes à economia. Ainda de acordo com essa discussão da cultura, a real e contínua integração da América Latina depende do reconhecimento e da valorização de nossa diversidade cultural, superando problemas antigos. Segundo essa visão, seria possível alcançar novos níveis de desenvolvimento e de autonomia a partir da perspectiva cultural.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOTAS: PARTE 1

As notas da primeira prova podem ser encontradas aqui. Na próxima semana, acrescentarei alguns trechos de respostas de alguns alunos, ilustrando possíveis vias para responder as questões. A prova vale 5 pontos, assim como a segunda prova, a ser realizada no dia 22/06. Aqueles que perderam uma das provas devem fazer a prova substitutiva no dia 29/06. 

AULA 9 - ALCA e UNASUL: desafios da integração em escala continental



Na aula 9, foram discutidos os projetos de integração econômica da ALCA e da UNASUL se constituem em duas tentativas distintas de reunir grandes extensões territoriais sob o mesmo conjunto de normas técnicas.
O projeto da ALCA se foca no aumento do volume da atividade comercial através da queda de barreiras tarifárias e não-tarifárias. Para tanto, estimulam-se os acordos bilaterais e as zonas de livre comércio a partir do papel central norte-americano na expansão das atividades econômicas na América Latina. Não há obrigatoriamente nenhum outro grau de coordenação da atividade econômica e nem tentativas mais claras de diminuir a desigualdade econômica entre os países. Tal qual seus ideólogos defendem, a doutrina se funda na circulação do capital, e não na sua fixação ("trade, not aid").

Por sua vez, o projeto da UNASUL pretende promover uma união aduaneira em toda a América do Sul, sendo esta capaz de quebrar a tendência à estagnação que se observa hoje tanto no MERCOSUL quanto na CAN. Ao contrário da ALCA, este projeto da UNASUL estabelece que a atividade comercial deve ser acompanhada de outros benefícios: aumento da estrutura produtiva, maior isonomia entre os signatários e tarifas externas comum para os países de fora do bloco.

terça-feira, 8 de maio de 2012

AULA 8 – PADRÕES DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA




A aula 8 nos apresenta 3 padrões de integração econômica para pensarmos formas de regionalismo existentes na América Latina de hoje: zona de livre comércio, união aduaneira e mercado comum. Cada uma dessas formas-padrão indica certo grau de coordenação econômica entre os signatários do acordo, envolvendo aspectos como tarifas internas e externas, barreiras sanitárias, coordenação macro-econômica e integração da estrutura produtiva.
No contexto da América Latina, dois padrões ganham visibilidade nos dias de hoje: o padrão das uniões aduaneiras encontradas na América do Sul (MERCOSUL e CAN) e o padrão das zonas de livre comércio encontrado na América Central (NAFTA e CARFTA), tendo os EUA como centro.