segunda-feira, 19 de abril de 2010
terça-feira, 13 de abril de 2010
Aula - O mal-estar da América Latina
A aula 6 (O mal-estar da América Latina) foi baseada em uma síntese dos dilemas da produção do espaço regional na atualidade: as antigas ideologias que orientavam a construção dos projetos nacionais passam por um amplo questionamento na atualidade. Tanto aqueles projetos que apresentavam um Estado forte, participativo no setor econômico, quanto aqueles outros, que se fundamentavam na abertura econômica e nas privatizações são colocados como insuficientes para alcançar um desenvolvimento econômico e social mais amplo.
Nesse momento, problematizam-se novamente os eixos políticos, econômicos e culturais que haviam transformado a idéia de América Latina, originária do imperialismo europeu, em um projeto de solidariedade e de libertação por parte da ação conjunta dos agentes locais. As ações militares, a precarização do espaço e o repúdio à integração ou até mesmo à democracia são sinais do mal-estar e das incertezas que parecem marcar a América Latina na atualidade.
terça-feira, 6 de abril de 2010
Aula 5 - A nova fragmentação latino-americana
No final do século XX, o projeto de um Estado forte na América Latina sucumbe diante do quadro de recessão econômica mundial e da pressão dos credores estrangeiros. Nesse processo, a produção do espaço latino-americano se altera significativamente: política, economia e cultura passam a apontar para uma tendência clara a fragmentação no continente. Privatizações, críticas à identidade nacional, desconcentração do poder político do Estado se mostram como características dominantes nesse período. Dentro desse quadro, o Estado não é mais o agente principal da produção do espaço, pois cede boa parte do poder que concentrava no passado. Os slides podem ser recuperados aqui.
Marcadores:
fragmentação,
privatizações,
reformas do Estado
Assinar:
Postagens (Atom)