terça-feira, 6 de abril de 2010

Aula 5 - A nova fragmentação latino-americana


No final do século XX, o projeto de um Estado forte na América Latina sucumbe diante do quadro de recessão econômica mundial e da pressão dos credores estrangeiros. Nesse processo, a produção do espaço latino-americano se altera significativamente: política, economia e cultura passam a apontar para uma tendência clara a fragmentação no continente. Privatizações, críticas à identidade nacional, desconcentração do poder político do Estado se mostram como características dominantes nesse período. Dentro desse quadro, o Estado não é mais o agente principal da produção do espaço, pois cede boa parte do poder que concentrava no passado. Os slides podem ser recuperados aqui.

Um comentário:

  1. Aqui está o link do Enlace Zapatista, movimento indpigena no sul do México, em Chiapas (a primeira guerrilha virtual do mundo) de resistência as posturas neoliberais do governo mexicano a partir do final o século XX.

    http://enlacezapatista.ezln.org.mx/


    Acho que vale a pena entrar e dar uma olhada nessa página que mostra as atvidades que esse movimento pratica atualmente.

    Abraços,

    ResponderExcluir