sexta-feira, 5 de março de 2010

Aula 1

Historicamente, a América Latina não foi objeto recorrente da Geografia Regional. A discussão de suas divisões, a justificativa de suas desigualdades, a avaliação dos seus agentes foram em geral realizadas no contexto de dois discursos geográficos: aquele fundado no olhar exógeno da Geografia Tropical européia e aquele característico do pensamento sintético do subdesenvolvimento, de inspiração marxista. Ambos comportam simplificações da produção do espaço latino americano de acordo com suas preferências intelectuais.
O objetivo do curso de Geografia Regional da América Latina é rever os modos de se pensar, compreender e justificar as divisões espaciais dessa área. Essa iniciativa se justifica na medida em que os geógrafos têm sido cada vez mais freqüentemente convidados a participar de fóruns públicos, de discussões de projetos didáticos e de eventos científicos que utilizam novas formas de se interpretar a América Latina.
O curso se fundamenta no que há de mais particular ao conceito de região. De acordo com essa visão, a América Latina seria estudada a partir das seguintes categorias de análise: homogeneidade, extensão, hierarquia e autonomia. Também seria válida a idéia de região como uma escala intermediária, entre dois pontos extremos do poder.
O curso tem duas grandes partes. Na primeira, privilegia-se um olhar associado a construção histórica de divisões das Américas que, em um certo momento, se configuraria na idéia de América Latina. Na segunda parte, observam-se as transformações na divisão do espaço latino-americano a partir de diferentes dimensões: economia, política e cultura. Este curso terá duas provas individuais e sem consulta como avaliação: 19/04 e 14/06.

2 comentários:

  1. Professor,

    Sugiro que quando salvar os documentos para disponibilizá-los aos alunos, salve ou em PPT (versão 97 - 2002 do Power Point) ou PDF, pois nem todos conseguem visualizar arquivos PPTX (versão mais nova do Power Point).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sem problemas. Os próximos slides já virão no formato ppt. No final de semana, vou disponibilizar também os arquivos das aulas 1 e 2 nesse formato.

    ResponderExcluir